O que esperar após a Rinoplastia?

Autor: Dr. Vitor Nunes, 26/08/2024

“Vou operar meu nariz, tenho muita vontade de tratar algumas imperfeições, mas tenho muito medo de como será o pós-operatório.” Essa é uma queixa muito comum nos pacientes que desejam realizar uma Rinoplastia.

A Rinoplastia é um procedimento que visa alterar a estrutura do nariz, seja ela óssea, cartilaginosa ou funcional (septo e cornetos). Dessa forma, a cirurgia pode ter um objetivo funcional, para corrigir dificuldades respiratórias, como o ronco, por exemplo. Entretanto, a maior motivação dos pacientes que chegam aos consultórios é estética. Nesse sentido, a Rinoplastia tem o objetivo estético de melhorar características tidas como esteticamente não desejadas do nariz. As insatisfações mais comuns são a giba (ossinho no dorso), ponta larga ou arredondada, largura ou altura do osso do nariz.

Se você tem curiosidade sobre o pós-operatório da Rinoplastia, saiba mais lendo o artigo abaixo e assistindo ao vídeo.

Como é o pós-operatório da Rinoplastia?

pós-operatório da Rinoplastia

O pós-operatório da Rinoplastia requer muita paciência. É uma cirurgia delicada, que são trabalhados detalhes em pequenas estruturas, com pequenas incisões.

Nos primeiros dias após o procedimento, é comum ter um pequeno sangramento nas narinas. Geralmente, o incômodo é autolimitado e desaparece em média em 3 dias, em alguns pacientes não há sangramento. Não sendo o principal incomodo relatado pelos pacientes. Outro grande incomodo relatado nos consultórios de cirurgia plástica é não poder dormir de lado, isso para não correr risco de mobilizar o nariz, que foi acabado de colocar no lugar. Dormir de cabeça elevada é recomendado justamente para diminuir a saída do sangramento que pode acontecer.

Além disso, há uma certa dificuldade em respirar pelo nariz, porque o inchaço nas estruturas internas dá uma sensação de resfriado, como se tivesse com o nariz entupido. A sensação de entupimento no nariz é como se estivesse realmente gripado, nos 2-3 primeiros dias, que o inchaço é mais importante e causa um pouco de incômodo. Usa-se descongestionante nasal, lava bastante o nariz e aos poucos vai diminuindo.

Podem existir hematomas ao redor dos olhos e um inchaço moderado no nariz. O uso de compressas geladas ajuda a melhorar esse aspecto, que diminuirá ao passar dos dias. O roxo debaixo do olho pode assustar, pois é variável de paciente para paciente, em alguns, fica muito roxo, tem outros que ficam menos. É de acordo com a pele de cada um, de como foi a técnica cirúrgica. Uma das principais causas dessas manchas roxas é a fratura, pois próximo a ela existe uma artéria próxima, a artéria angular, quando na fratura acerta essa artéria, o roxo no pós-operatório pode ficar mais evidente.

Quando essa artéria não é acometida no momento da fratura fica pouco roxo no pós-operatório, muitas vezes nem aparece. Dessa forma, esse roxo abaixo dos olhos é individual. Para sua diminuição pode ser feito compressa com chá de camomila, bastante gelo e medicações para ajudar absorver o roxo mais rápido.

Cirurgia Rinoplastia

O que se espera dos resultados é um ponto que causa ansiedade em muitos pacientes e requer paciência para os resultados definitivos. Logo após a cirurgia, a ponta do nariz fica inchada e pode assustar. É preciso ter calma, pois isso irá melhorar! A ponta começa a ganhar forma após os 2 meses da cirurgia e pode chegar no seu resultado final em até 1 ou 2 anos. Por isso, as consultas pré-operatórias são tão importantes, para alinhar as expectativas e realidade.

Já na parte de cima do nariz, o inchaço dura normalmente de 2 a 3 meses. No meio do nariz dura mais ou menos 6 meses. Nesse ponto, é importante o paciente ter uma mente trabalhada, alinhar as expectativas e ter consciência do período para o nariz chegar em seu formato final, pois os detalhes vão ganhando forma gradativamente. É importante entender que terão altos e baixos, e que a sua relação com seu médico deve ser mantida.

É comum que o paciente fique com uma tala (curativo feito de placa engessada ou de material plástico) no nariz, o famoso “gessinho”. Quando indicada, essa deverá ser usada por 07 dias, para dar tempo das estruturas nasais se fixarem. Mas não é obrigatório e não são todos os pacientes que tem a indicação de utilizá-lo, vai depender da técnica e individualidade de cada um.

Outro detalhe importante para ressaltar é que nem sempre o paciente sai da cirurgia com tampão. Um dos grandes medos ao optar por uma Rinoplastia é esse, de não conseguir falar e respirar direito com o tampão. Porém, em boa parte dos casos, ao terminar a cirurgia o paciente já sai respirando normalmente.

Uma característica da Rinoplastia também, é que nem sempre o paciente precisa ser internado. Se opera de manhã e no fim da tarde o paciente já pode ir para casa com suas devidas medicações e todos os cuidados orientados em consulta.

No geral, o pós-operatório da Rinoplastia costuma ser tranquilo. O ponto principal é ter mais muita paciência, não precisa ter medo. Seguindo os cuidados e orientações tem tudo para dar certo.

Quais orientações no pós-operatório da Rinoplastia?

cirurgia da Rinoplastia

Outras orientações para uma boa recuperação após a Rinoplastia estão descritas abaixo:

– Evitar abaixar a cabeça, pois isso pode aumentar o inchaço no nariz. Quando houver necessidade, deve-se abaixar todo o corpo;

– Ao dormir, deve-se usar dois ou mais travesseiros para deixar o tronco inclinado e a cabeça levantada;

– Utilizar corretamente os remédios nasais prescritos pelo cirurgião plástico;

– Evitar exposição solar – O sol é um dos vilões no pós-operatório de qualquer cirurgia plástica, pois sua ação na cicatrização pode trazer repercussões indesejadas. A exposição solar pode agir na pele mais sensível após cirurgia, dificultando a recuperação completa, gerando um processo de pigmentação exacerbado, tornando a cicatrização hiperpigmentada e com aspecto escurecido e pode causar uma vasodilatação sanguínea tendo como consequência edema e dor.

– Evitar fumar após a Rinoplastia – O fumo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de complicações no período pós-operatório e necessidade de cuidados intensivos. O cigarro possui milhares de substâncias nocivas ao corpo humano, as quais interferem no processo de cicatrização de qualquer lesão, além dos outros malefícios.

Se você está considerando realizar esse sonho da Rinoplastia e deseja discutir suas opções ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.

Marcar uma consulta é o primeiro passo em direção ao seu novo visual e à melhoria de sua qualidade de vida. Estamos ansiosos para ajudá-lo a alcançar os resultados que deseja. Entre em contato conosco para agendar sua consulta.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico
RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 95844-2111
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>