(11) 95844-2111

MENU

Correção de cicatriz

A correção de cicatriz é a cirurgia plástica realizada para melhorar a condição ou a aparência de uma cicatriz em qualquer parte do corpo.

Os diferentes tipos de cicatriz incluem:

Descoloração, irregularidades da superfície e demais cicatrizes mais sutis podem ser esteticamente melhoradas por cirurgia ou demais tratamentos recomendados pelo cirurgião plástico. Estes tipos de cicatrizes não prejudicam a função ou causam desconforto físico e incluem cicatrizes de acne, bem como cicatrizes decorrentes de ferimentos leves e de incisões cirúrgicas anteriores.

Cicatrizes hipertróficas

São aglomerados espessos de tecido cicatricial que se desenvolvem diretamente no local da cicatrização. Estas cicatrizes são, na maioria das vezes, altas, vermelhas e/ou desconfortáveis, e podem se tornar maiores ao longo do tempo. Elas podem ser hiperpigmentadas (de cor mais escura) ou hipopigmentadas (de cor mais clara).

Quelóides

São maiores que as cicatrizes hipertróficas. Estas cicatrizes podem ser dolorosas ou com prurido e, também, podem enrugar. Elas se estendem para além das bordas de uma ferida ou incisão inicial, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, mas, desenvolvem-se mais comumente onde há pouco tecido subjacente de gordura, como na face, no pescoço, nas orelhas, no peito e nos ombros.

Contraturas

São cicatrizes que restringem o movimento devido à junção da pele e do tecido subjacente durante a cicatrização. As contraturas ocorrem quando há uma grande quantidade de perda de tecido, por exemplo, após uma queimadura. As contraturas também podem se formar onde a ferida se junta com a articulação, restringindo o movimento dos dedos, cotovelos, joelhos e pescoço.

Tempo da cirurgia:

Cicatrizes pequenas, de até quatro centímetros leva aproximadamente 30 minutos, enquanto cicatrizes com entre quatro e 15 centímetros podem demorar até uma hora.

Cicatriz:

A fase inicial da cicatrização pode apresentar pode apresentar inchaço localizado, descoloração ou desconforto e pode levar de 1 a 2 semanas.

Tempo de recuperação:

O procedimento é realizado na própria clínica, a anestesia é local e a recuperação total do local demora um ano.

Retirada do Cisto

A cirurgia para retirada de cisto sebáceo é simples, pode ser feita em consultório com o uso de anestesia local e sutura.

Recomenda-se procurar um médico especialista quando ocorre crescimento rápido, quando se rompe com liberação de material amarelado, torna-se inflamado ou doloroso e por questões estéticas.

Tempo da cirurgia:

Em média, duram de 1 a 2 horas. Cistos simples e hemorrágicos são rapidamente aspirados e removidos. Já os teratomas podem demandar um tempo maior de cirurgia.

Cicatriz:

A cicatrização se dá em torno de 15 dias e não há ferida aberta para curativo.

Tempo de recuperação:

A recuperação após a cirurgia é tranquila e rápida. Recomenda-se o afastamento do trabalho, atividades físicas intensas e relação sexual por 15 dias.

Retirada de Lipoma

A cirurgia para retirada dos lipomas é um procedimento simples e realizado com o paciente sob anestesia.

O procedimento consiste em fazer uma incisão na pele, dissecar a gordura e realizar a sutura.

Antes da cirurgia o paciente deve ter alguns cuidados, como estar em jejum absoluto, por exemplo.

Tempo da cirurgia:

A cirurgia para a retirada de lipoma, o tempo depende da localização da lesão, mas habitualmente é rápida caso esteja abaixo da pele. Duração com cerca de 20 minutos.

Cicatriz:

30 dias é o tempo necessário para cicatrizar o local da sutura, sem que ocorra nenhum tipo de ruptura na pele ou complicação

Tempo de recuperação:

De maneira geral, o tempo de recuperação da cirurgia de lipoma acontece no período de 30 dias.

Lesões de pele / câncer de pele

O procedimento é simples e consiste na remoção da lesão, mais as margens laterais do tecido saudável, para que todas as células cancerosas sejam retiradas.

Se o tumor já estiver com uma grande profundidade na região afetada, é necessário, também, remover os gânglios linfáticos mais próximos.

Tempo da cirurgia:

10 – 30 minutos. Tipo de anestesia: Anestesia local ou anestesia local com sedação. Alta hospitalar: Normalmente o procedimento é realizado no consultório.

Cicatriz:

Após a cirurgia, a cicatriz será um traço fino. Com o correr do tempo ficará mais elevada, dura, avermelhada, voltando, em tempo variável, a uma condição tão boa quanto sua pele permitir.

Tempo de recuperação:

Após cerca de 15 dias o paciente já está apto a voltar à rotina com atividades leves e moderadas. Exercícios físicos mais intensos podem ser iniciados em 20-30 dias.

>