Ser mãe é uma das experiências mais gratificantes da vida, mas também pode trazer muitas mudanças físicas. Muitas mulheres encontram dificuldades em recuperar a forma física e a autoestima após a gravidez e a amamentação. O Mommy Makeover pode ser uma solução cada vez mais popular para aquelas que desejam restaurar ou melhorar a aparência do corpo após a maternidade.
Saiba mais sobre o assunto lendo o artigo abaixo.
Quais orientações ao pensar em realizar o procedimento?
O Mommy Makeover é um conjunto de procedimentos estéticos combinados que têm como objetivo corrigir as alterações físicas causadas pela gravidez, parto e amamentação. Geralmente, inclui cirurgia de mama (aumento, redução ou levantamento), abdominoplastia para remover o excesso de pele e gordura abdominal) e lipoaspiração (para eliminar depósitos de gordura em áreas específicas).
Esse tipo de cirurgia plástica deve ser considerado quando a paciente não estiver grávida, para não perder os resultados alcançados. Após a gravidez, recomenda-se a espera de pelo menos seis meses após o parto para realizar o procedimento, mas esse período pode variar de acordo com a saúde e recuperação da paciente.
Antes da decisão pelo Mommy Makeover, é muito importante a marcação de uma consulta inicial. É o momento de discutir as melhores opções de tratamento. Durante a consulta, a paciente deve apresentar todas as alterações estéticas desejadas e o médico deve indicar a combinação de procedimentos cirúrgicos mais adequada. Embora seja considerada um “pacote” de procedimentos, cabe ao médico avaliar a paciente. A melhor forma para esclarecer dúvidas e adotar uma postura mais tranquila e confiante em relação ao procedimento é conversando sobre sua cirurgia plástica que será realizada.
Tire suas dúvidas, uma cirurgia deve ser feita com segurança e sua saúde sempre deve ser colocada em primeiro lugar. Cada paciente tem suas particularidades, que devem ser tratadas com todo cuidado e atenção.
Como ficarão as cicatrizes?
Como qualquer cirurgia plástica, a Mommy Makeover terá cicatrizes. Apesar disso, as técnicas mais recentes permitem esconder facilmente as cicatrizes, de forma a que estas não sejam visíveis quando se usa roupa íntima ou roupa de banho. Além disso, ficam menos evidentes com o passar do tempo, a depender da cicatrização da paciente.
As cicatrizes mais comuns relacionadas ao Mommy Makeover quando envolvem as mamas são circulares, ao redor da aréola, muitas vezes sendo associada a uma cicatriz vertical desde a aréola que pode se estender até o sulco da mama. Outro tipo de cicatriz possível é aquela realizada no sulco mamário horizontalmente, quando junta com a cicatriz vertical é chamada de “T invertido”. Quando a cirurgia na mama é a mamoplastia de aumento sem necessidade de retirada de pele, as cicatrizes são menores e posicionadas geralmente no sulco mamário.
No abdome a cicatriz localiza-se acima do púbis, semelhante a cicatriz da cesárea, cuja extensão depende da quantidade de pele excedente de cada paciente. Apesar do tamanho, essa cicatriz é posicionada em um local que fique coberta pelas roupas íntimas ou de banho.
O tamanho da cicatriz é proporcional ao excesso de pele e gordura e à flacidez cutânea. Quanto maior o excesso de pele, maior poderá ser a cicatriz. Muitas vezes, pacientes fazem a cirurgia plástica sem saber como vai ficar a cicatriz e se chateiam quando ficam maior que o esperado. Geralmente, as cicatrizes evoluem para se tornarem bem discretas. Entretanto, a cicatrização é dependente de cada organismo e muito pessoal, somente o seu cirurgião plástico saberá aconselhá-la sobre a melhor forma de tratar suas cicatrizes.
Sempre se procura deixar as menores cicatrizes possíveis e posicioná-las nos contornos naturais do corpo. O tamanho das cicatrizes é proporcional à quantidade de pele e gordura a serem ressecadas.
É um procedimento seguro?
Como qualquer outra cirurgia plástica, o Mommy Makeover pode apresentar riscos. A avaliação médica feita antes da cirurgia plástica é muito importante para definir melhor como será o procedimento, e determinar se os riscos são maiores que os benefícios. Deve-se conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas e ouvir quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e as possíveis complicações. Uma avaliação inicial cuidadosa, com os exames pré-operatórios, e a utilização da técnica cirúrgica mais adequada irão garantir os resultados esperados com menores índices de complicação.
Quais os riscos do Mommy Makeover?
Diante desse tipo de cirurgia plástica, os efeitos adversos mais frequentes são passageiros e desaparecem espontaneamente. Os mais frequentes são equimose (“área roxa”) e edema (“inchaço”). Normalmente, as equimoses desaparecem entre 2 a 3 semanas e o edema melhora progressivamente nas primeiras 4 semanas.
A sensação de aperto no abdômen pode estar presente, principalmente se for feito a correção da parede muscular. É também frequente sentir tensão mamária, principalmente se for realizada mamoplastia de aumento ou mastopexia com implantes. Esta tensão é transitória, durando normalmente 2 ou 3 semanas.
No pós-operatório é comum sentir-se mais cansada e presa de movimentos, na primeira vez que se levantar da cama e por isso deve fazê-lo de forma gradual e com ajuda. Daí a importância da consulta com o médico cirurgião plástica para esclarecer todas as dúvidas.
Como é o pós-operatório do Mommy Makeover?
Em geral, o pós-operatório é semelhante ao de outras cirurgias plásticas. Entretanto, quanto maior a extensão da cirurgia, mais cuidados com a recuperação poderão ser necessários.
Na maioria dos casos o período de recuperação pode levar entre 2 e 3 semanas. Como o período pós-operatório é mais delicado não é aconselhado realizar esse tipo de cirurgia com crianças muito pequenas, já que nesse período o bebê depende muito da mãe. Aconselha-se realizar o Mommy Makeover após um ou dois anos, sobretudo se realizada a mamoplastia.
Nas primeiras semanas é recomendado repouso, além do uso de cinta modeladora, não praticar atividades físicas por pelo menos 30 dias, não pegar peso durante o primeiro mês, não dirigir nos primeiros 15 dias, usar corretamente as medicações prescritas pelo cirurgião plástico, deitar de barriga para cima nos primeiros 60 dias, realizar sessões drenagem linfática conforme recomendação médica e de acordo com as necessidades de cada paciente, entre outros cuidados.
Quando retornar às atividades diárias após o Mommy Makeover?
Os retornos às atividades diárias dependem das características da paciente do tipo de atividade e da extensão do procedimento. Aconselha-se a todas as pacientes a deambulação precoce. A volta ao trabalho é orientada após 4 a 6 semanas da intervenção. O período para retornar ao exercício físico é um pouco mais extenso. Todas essas orientações serão passadas nas consultas pós-operatórias e dependem da individualidade de cada paciente.
Esses procedimentos são capazes de mudar, não só o formato do corpo das mamães, como também resgatar sua autoestima e trazer mais satisfação com o próprio corpo. Essa cirurgia vai além da estética, proporcionando melhorias tanto mentais quanto físicas. Se você está sofrendo desconforto físico ou emocional após a maternidade, o Mommy Makeover pode ser uma opção transformadora em direção ao bem-estar e à confiança.
Neste artigo, abordamos somente alguns dos principais pontos a respeito do Mommy Makeover. Se você está considerando realizar esse sonho e deseja discutir suas opções ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.