Saiba mais sobre Cisto e seus tratamentos

Autor: Dr. Vitor Nunes, 18/05/2022

Tem curiosidades sobre cisto? Venha entender um pouco mais sobre o assunto!!!

Os cistos sebáceos, conhecidos também como cistos epidermoides, são pequenas protuberâncias que se desenvolvem logo abaixo da pele, nódulo de tamanho variável, único ou múltiplo, que pode apresentar coloração de pele normal, esbranquiçada ou amarelada. São de crescimento lento e geralmente indolores e a consistência pode ser dura, elástica e com flutuação quando inflamado. Embora sua localização comum seja na face, pescoço e tronco, ele também pode ser encontrado em outras áreas do corpo, incluindo o escroto, genitália, dedos e mucosa bucal.

A maioria dos cistos sebáceos não causam problemas ou precisam de tratamento. Mas podem ser causa de uma preocupação estética ou quando infectados é indicado remoção cirúrgica.

O que é Cisto?

Cistos podem ser definidos como nódulos benignos compostos por uma cápsula que pode ser preenchida por líquido ou material pastoso, que é excretado pelo próprio corpo. Os tipos de cistos são diretamente relacionados as suas causas, como o cisto sebáceo, que ocorre por entupimento das glândulas sebáceas.

Cisto sebáceo no rosto

Os cistos sebáceos se desenvolvem por problemas que afetam o tecido celular subcutâneo e causam uma proliferação de células da pele que produzem queratina na camada dérmica, sendo formado por uma substância branca, com forte odor característico.

Por se tratarem de lesões benignas, os cistos sebáceos geralmente não são biopsiados a menos que tenham características peculiares, que sugiram um problema mais sério.

O tratamento é a ressecção completa, incluindo toda a cápsula. Apenas estourar o cisto não é recomendado pois, tanto aumenta o risco de infecção como ele irá se formar novamente.

O diagnóstico do cisto sebáceo é feito com o exame físico e em geral dispensa outros exames.

Quais as causas do Cisto?

Basicamente os cistos sebáceos aparecem devido a proliferação das células na pele, produtora de queratina dentro da derme. Qualquer pessoa de qualquer idade pode desenvolver um cisto sebáceo.  

Quais os locais mais frequentes de ocorrência de Cisto?

Os locais mais comuns de acometimento dos cistos são no rosto, costas e cabeça. Os cistos no rosto podem causar problemas estéticos dependendo do tamanho e localização.

Já os cistos nas costas não são tão visíveis quanto no rosto, entretanto os incômodos causados por sua inflamação podem influenciar na hora de dormir ou ao encostar em alguma região. Esses cistos podem ser confundidos com espinhas, mas precisam ser tratados cirurgicamente em alguns casos. 

Por fim, os cistos na cabeça podem causar incômodo ao lavar ou pentear os cabelos. Há casos onde ficam muito visíveis, como próximo da testa ou quando o paciente sofre de calvície.

Quais sinais e sintomas dos Cistos?

Os cistos epidermoides geralmente são redondos e se apresentam como uma pequena saliência fácil de mover com os dedos. Apresentam cor branca ou amarela, embora as pessoas com pele mais escura possam ter cistos pigmentados. Os tamanhos dos cistos variam de alguns milímetros a 5 cm de diâmetro e podem ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo as unhas, mas são encontrados com mais frequência no rosto, tronco e pescoço.

É comum um cisto sebáceo apresentar uma abertura central, que é ligado por um pequeno comedão (“cravo”). Esta abertura representa o remanescente de um folículo piloso a partir do qual o cisto é formado originalmente. É possível espremer para fora um material, uma massa macia através desta abertura, mas, por causa do risco de infecção, cicatriz e recidiva do cisto isso não deve ser feito. O tratamento adequado será feito pelo médico especialista.

Alguns sinais e sintomas de infecção, podem ocorrer ocasionalmente, dentre eles estão a drenagem de um material espesso amarelo do cisto, que pode ter um odor estranho, desagradável e a vermelhidão, inchaço e sensibilidade ao redor do cisto. Diante do aparecimento desses sinais e sintomas o paciente deve procurar um médico especialista, dentre eles, o cirurgião plástico.

Como é feita a remoção do Cisto?

Cirurgia de remoção do Cisto

A cirurgia de cisto sebáceo é um dos procedimentos mais comuns para a retirada desse nódulo benigno, que pode variar de acordo com o tamanho. A cirurgia para retirada de cisto sebáceo é simples, pode ser feita em consultório com o uso de anestesia local e sutura.

Recomenda-se procurar um médico especialista quando ocorre crescimento rápido, quando se rompe com liberação de material amarelado, torna-se inflamado ou doloroso e por questões estéticas.

Normalmente a excisão é a técnica utilizada no procedimento. O tratamento definitivo é cirúrgico com anestesia local para a retirada do cisto e sua cápsula, e sutura. A recidiva pode acontecer se a cápsula não for retirada por completo.

Além da cirurgia definitiva, alguns tratamentos são disponíveis, como os citados abaixo:

– Injeções de corticosteroides – pode ser feita uma injeção de corticoide no cisto inflamado para ajudar a reduzir a inflamação, antes de realizar o procedimento definitivo.

– Incisão e drenagem – faz-se um pequeno corte no cisto e retira-se o seu conteúdo. Embora a incisão e drenagem seja relativamente fácil e rápida, os cistos muitas vezes reaparecem após o tratamento. Essa manobra é feita geralmente para tratar uma infecção e posteriormente programar o tratamento definitivo.

O tratamento definitivo é cirúrgico com anestesia local para a retirada do cisto e sua cápsula, e sutura. As técnicas eleitas para excisão são:

– Excisão total – visa remover o cisto inteiro e assim evita a recorrência. A excisão é mais eficaz quando o cisto não estiver inflamado. É recomendado primeiramente tratar a inflamação, quando existente, com antibióticos, corticoides, ou a incisão e drenagem e, em seguida, esperar para realizar a retirada do cisto de 4 a 6 semanas após resolvida a inflamação. A excisão total requer suturas.

– Excisão com cicatriz mínima –é uma excisão total que remove a parede do cisto inteira, mas provoca mínimas cicatrizes. Durante o procedimento, é feita uma pequena incisão no cisto, retira-se o conteúdo, e em seguida remove-se a parede do cisto através da incisão. É feita uma pequena sutura que será retirada posteriormente.

É importante frisar que a retirada do cisto é um procedimento simples, no qual há possibilidade de retorno às atividades no mesmo dia.

As informações aqui supracitadas não substituem uma consulta. Procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada!


Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico
RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>